questionario de teologia
Teologia
geral
1)
Qual a diferença
entre teologia secular e teologia evangélica?R: Teologia secular= teologia secular é o estudo da história dos séculos reconhecida nos anos 1960, Traz conhecimento cultural, Estuda as coisas relativas a Deus, a sua natureza, obras e relações com os homens. Estuda não apenas a doutrina específica de Deus, mas também todas as doutrinas que se referem ás relações que Deus mantém com o universo.
Teologia evangélica = É o estudo bíblico evangélico, Estuda as questões referentes ao conhecimento da divindade de Deus e de suas relações com os homens descrevendo as doutrinas através dos livros da Bíblia.
2) Quais as principais divisões da teologia?
R: Teologia Exegética, Teologia Histórica, Teologia Dogmática, Teologia Bíblica e Teologia Sistemática.
3) Qual a diferença entre a teologia pentecostal e teologia tradicional?
R: A teologia pentecostal: traz estudos desde os séculos passados sobre a história da teologia. Analisando cada homem que levantou sua tese sobre o movimento pentecostal, no decurso da história do cristianismo e que, ocasionalmente, eram levadas a indagar acerca do significado do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.
A teologia tradicional: A Tradicional não crê no batismo com o Espírito Santo, falar em línguas, profecias e revelações e nem possui o costume de expulsar demônios.
4) Quais os estudos diferenciados da teologia básica e da média?
R:Teologia básica: Entende-se que a teologia básica é para toda a igreja o essencial e a teologia básica estuda mais as Bibliologia, Teontologia, Pneumatologia, Angeologia, Antropologia, Harmatiologia, Soteriologia, Eclesiologia, Escatologia, Heresiologia, Evangelismo, Discipulado, Síntese Velho Testamento e Síntese Novo Testamento. Etc.
Teologia média: E mais para pessoas que tem interesse em ter mais conhecimento e títulos como professores, pastores, teólogos em geral. Estuda mais Hermenêutica, Homilética, Liturgia, Administração Eclesiástica, Apologética, Teologia Moral (ética crista), Teologia Pastoral, História da Teologia, Dispensações e Alianças, Religiões Mundiais I e II, Período Inter bíblico, Maneiras e Costumes da Bíblia, Geografia Bíblica, A Bíblia e a Ciência, Tipologia, Arqueologia, Português Instrumental, Metodologia do Ensino Científico, Direito Canônico. Etc.
5) PORQUE AS IGREJAS DE MÍDIA NÃO ESTUDAM TEOLOGIA?
R: Porque ñ tem responsabilidade com a palavra de Deus em toda a sua área teológica, pois a mesma contradiz com as suas práticas doutrinarias.
Estas igrejas não se preocupam muito com o louvor. Evangeliza, e discípula por meio do louvo, geralmente existe um pequeno ministério e pouco tempo dedicado ao estudo da palavra e da doutrina. Dá a entender que estão mais preocupados com a quantidade e não com a qualidade.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
6) Cite 5 definições de Teologia Sistemática?
1) Alexandre: Ciência de Deus,
2) Hodger: Sua Teologia Sistemática não é especulativa, nem filosófica, nem teórica, mas Bíblica.
3) Strong: Relacionamento de Deus com o Universo
4) Thomas: A teologia é a expressão técnica de Deus
5) Shedd: Ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o Universo.
7) Cite 5 divisões de Teologia Sistemática?
1) Natural: É uma parte da filosofia da religião que lida com as tentativas de se provar a existência de Deus e outros atributos divinos puramente filosóficos, isto é, sem recurso a quaisquer revelações especiais ou sobrenaturais.
2) Exegética: Procura descobrir o verdadeiro significado das escrituras.
3) Bíblica: Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.
4) Histórica: Envolve o estudo da história da igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinaria.
5) Dogmática: A parte da teologia cristã que trata, sistematicamente, do conjunto das verdades reveladas por Deus, isto é, do dogma e das verdades fundamentais a ele vinculadas, às quais se deve em primeiro lugar o assentimento da fé.
8) Porque a teologia sistemática e considerada mãe das demais?
R. Porque ela procura agrupar todas as suas divisões e outros ramos em sistema organizado de método, tópicos, revelação, doutrinas e feitos de Deus com harmonia e verdade.
PENTATEUCO
9) Quais são os livros do Pentateuco e o significado de cada título?
R: Pentateuco: Os cincos primeiros livros (Gênesis; Êxodo; Levítico; Números e Deuteronômio) que significa a Lei de Deus.
Gênesis: Significa princípio, começo da história da humanidade. (geração ou começo)
Êxodo: Saída ou imigração de Israel do Egito
Levítico: Registra as Leis referentes aos levitas (acesso e santidade, nome de umas das tribos).
Números: Trata dos registros dos 2 (dois) censos de Israel antes de entrar em Canaã
Deuteronômio: Segunda Lei ou repetições das Leis dadas a Moisés no monte Sinai
10) Qual a diferença entre Pentateuco e Tora?
R: Os cinco livros divididos com seus respectivos títulos representam o Pentateuco e Torá representa os cincos como um só livro, indivisíveis.
11) Onde, quando e quem escreveu o Pentateuco?
R: Início no Egito termino deserto do Sinai, no século XV ao XIV a.c., Escrito por Moisés.
Bíblia
12) Quais os países e regiões que foram escritos os livros da Bíblia?
R: A bíblia não foi escrita no mesmo lugar, mas em lugares distintos e países diferentes.
Palestina, Babilônia, Egito, Síria, Ásia menor, Grécia e na Itália, Ásia, África e Europa.
13) O que é e quais são os livros apócrifos?
R: são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs, nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico ou Livros que não possuem nenhum embasamento para comprovar a sua autenticidade a seu caráter profético, ou seja, não são inspirados por Deus. (São os livros considerados não inspirados por Deus.)
Os livros se chamam: I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruc, a Carta de Jeremias, Oração de Manasseh, I Macabeus, II Macabeus, e adições aos livros bíblicos de Ester e Daniel.
14) Porque a Bíblia sempre é atualizada?
R: Como nós ensina Hb 4.12 Porque e palavra viva e eficaz; Que se renova todo o dia e permanece para sempre 1ª Pd 1.24,25.
15) Porque se pode afirmar que o Espirito Santo está Embutido na Bíblia?
R: Porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo o Espírito Santo 2ª Pd 1.21. A Bíblia é a profecia revelada do Deus vivo aos homens.
16) O que significa o nome Bíblia?
R: É um termo com origem no Grego “bibliôn.” cujo significado é “rolo” ou livro”. Para o Cristianismo, a Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divina e que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos.
Também conhecida como Cânon das Santas Escrituras. A palavra Bíblia vem do grego bibliôn., Livro por excelência, “Conjunto de Livros”.
17) Quais os 3 maiores livros do Antigo testamento e os 3 maiores do novo?
R: Velho Testamento = Salmos 150 capítulos, Jeremias é o segundo maior livro da Bíblia, pois contém mais palavras (não capítulos) do que qualquer outro livro, exceto Salmos. Jeremias possui 52 capítulos e Isaías 66 capítulos
Novo Testamento = Mateus 28 capítulos, Atos 28 capítulos e Lucas 24 capítulos.
18) Qual o valor Religioso da Bíblia?
R: O valor consiste no caráter essencialmente religioso da sua mensagem, que a transforma no livro sagrado por excelência, tanto para o povo de Israel quanto para a igreja Cristã.
O valor da Bíblia não é religioso, mas sim vital, pois são palavras de Deus vivo, e são palavras que vivificam se crermos. (João 5:24). O caráter religioso da Bíblia está em sua mensagem que é a sua maior riqueza e transforma a Bíblia no livro sagrado por excelência.
19) A parti de quando se dividiu a Bíblia em capítulos?
R: Veio acontecer no ano de 1250 d.c., pelo Cardeal Hugo de Sancto caro, atribui também a divisão a Stephen Langton, falecido em 1228 e no ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicano a 1ª Bíblia, assim dividida em 1555.
20) Quais foram os dois primeiros tradutores da Bíblia para o Português?
R: A primeira pessoa a traduzir partes da Bíblia para o português foi D. Diniz (1279-1325). Mas A primeira tradução completa da Bíblia em português, e feita a partir dos originais, foi a de João Ferreira de Almeida (séc. XVII/XVIII), e Matos Soares.
21) Onde foi impresso a primeira Bíblia?
R: A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo por Johann Gutemberg, em Mainz (Alemanha) a produção começou em 1450.
22) Porque a igreja Católica não deixa o povo estudar a Bíblia?
R: Para que o povo não viesse descobrir a verdade contida em suas mensagens que Jesus cura, salva, liberta e leva ao céu, sem a interferência de ninguém acreditando nas falsas doutrinas e fundamentos deturpados e fora da realidade cristã. Para continuarem ajudando financeiramente enriquecendo cada vez mais os líderes.
23) O que era papiros e pergaminhos?
R: Papiro= É uma planta famosa desde 40 séculos antes da era cristã, Seu uso no Antigo Egito.
O exemplar mais antigo que se conhece foi encontrado em Saqqara, na mastaba de um nobre da I dinastia (2920 a 2770 a.C.), chamado Hemaka, mas está em branco. O mais antigo exemplar escrito que se conhece é do final da I dinastia, formado por fragmentos do livro de contas de um templo de Abusir, escrito em egípcio hierático.
Pergaminho= É o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever, o nome pergaminho é uma referência à cidade de Pérgamo, na Ásia menor, onde sua fabricação alegadamente se iniciou. Quase tão antiga quanto à fabricação do papiro.
Geografia Bíblica
24) Onde Jesus foi gerado e onde Nasceu?
R: Foi gerado na Galileia na cidade de Nazaré na Galileia pelo Pai Deus Lc 1.26-38 e nasceu na Judéia cidade de Belém.
25) Onde Jesus morreu e onde se ascendeu ao céu?
R: fora da cidade de Jerusalém em Judá no monte calvário, mais precisamente em um monte denominado “Gólgota”, que então foi designado por um apelido de Lugar da Caveira, por se assemelhar com uma estrutura em formato de um crânio (Mt 27.33-50). Ascendeu ao céu no monte das oliveiras na cidade de Betânia em Judá ao leste de Jerusalém (Lc 24.50,51.).
26) Onde Jesus realizou a maior quantidade de milagres?
R: Nas cidades de Cafarnaum (situadas na galileia), Corassem
e Betsaida. (Mt 11.20-24; Mateus 8:5-17; Marcos 1:21-28; Marcos 2:1-13; João
4:46-54).
27) Quais os países Jesus
visitou?
R: As cidades de Tiro, Sidom - Fenícia/Líbano - Mt 15.21.
Cesaréia de Filipe - Síria - Mt 16.13 O Egito Mt 2.14.
28) Explique o porquê da
divisão: Judéia, Samaria e Galileia?R: Israel foi muito próspero, inicialmente no reinado de Salomão. ELe implantou a siderurgia do alumínio e cobre e aumentou os impostos, levando o povo a miséria. Após sua morte seu filho Roboão não quis atender as reivindicações do povo, oprimindo ainda mais a combalida e azeda nação hebraica, não baixa os impostos nem melhora as condições de vida de seus irmãos. Aproveitando-se dessa situação caótica, Jeroboão assume a liderança das tribos descontentes. E, assim, em 923 a.C., o reino de Israel divide-se. As tribos de Judá e Benjamim permanecem fiéis a dinastia davídica. Entretanto, as do norte, encabeçadas por Efraim, formam um novo reino. As tribos do norte foram invadidas pela Assíria, em 722 a.C. e as do sul foram levadas em cativeiro em 586 a.C. pelos babilônios.
Samaria: Foi capital do reino do norte durante duzentos anos. Essa cidade foi uma das mais importantes e influentes na vida de Israel.
Galileia: Um pequeno “circuito” de território, no qual estavam vinte cidades que o rei Salomão deu ao rei Hirao (1Rs 9:11).
Judéia: Designação grega e romana da terra de Judá.
Depois da conquista romana (63 a.C.), denota toda a palestina incluindo a Galileia e a Samaria.
29) Quantos Impérios já dominaram Israel ou Palestina?
R: Seis (6) impérios são eles: Império Egípcio 1570- 1200 a.c., Império Assírio 883 – 612 a.C., Império Babilônico 605 – 539 a.C., Império Medo-Persa 539 - 331 a.C., Império Grego 331 a 146 a.C., Império Romano 146 a.C. a 476 d.C.
RELIGIÕES e SEITAS
30) Quais as 3 maiores religiões da terra?
R: Cristianismos com 2.106.962.000, Islamismo com 1.83.424.000 e Hinduísmo com 851.291.000.
31) Quais as 3 principais divisões do islamismos?
R: Se dividem em dois grupos principais XIITAS e SUNITAS
32) Quais as 3 principais divisões do Judaísmo?
R: Judaísmo Rabínico, Judaísmo Caraíta e Judaísmo Samaritano.
33) Quais as principais divisões do Catolicismo?
R: Igreja católica Apostólica Brasileira, Movimento Católico Independente e Velha Igreja Católica. E outras que existem como os Ortodoxos, Romanos.
34) Quais as 5 principais divisões dos evangélicos?
R: Pentecostais, Neopentecostais, tradicionais, transculturais e os Fanáticos.
35) Qual a religião pura e imaculada aprovada na Bíblia?
R: A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1: 27)
36) Quais as principais festas dos Judeus?
R: As principais festas judaicas estão associadas ao ciclo da natureza. As comemorações ligadas às primícias, às colheitas transformaram-se em datas de aniversário de acontecimentos da história de Israel.
Rosh Hashaná - Festa do Ano Novo, Yom Kippur - Dia de expiação, do perdão,Sukot - Festa das cabanas, Simhat Torá - Alegria da Lei, Hanuká- Têm lugar em Kislev (Novembro/Dezembro) e dura oito dias. , Tu Bishevat- Comemora-se aos quinze dias de Shevat (Janeiro/Fevereiro).
Purim- Dia catorze de Adar (Fevereiro/Março) ,Pessah - Páscoa- Entre quinze e vinte e dois de Nissan (Março/Abril), os judeus
comemoram a saída do Egipto, liderados por Moisés,havuot - Festa das colheitas
Tishá Beab - Destruição do
Templo
O Ciclo Vita1ª Cerimónias religiosas assinalam as idades da pessoa.
A Circuncisão
É um dos preceitos fundamentais do judaísmo. É
37) Qual a origem dos
Kardecistas?R: O espiritismo surgiu na França, em 1855, através de Hippoliyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, codificou a doutrina espírita em diversas obras muito conhecidas no Brasil.
38)Qual a diferenças entre Budismo e Confucionismo?
R: O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. (Busca o nirvana (estado total de paz e plenitude através de disciplina mental e vida correta)
O confucionismo é uma doutrina (ou sistema filosófico) criada pelo pensador chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu) no século VI ªC. Possui, além das ideias filosóficas, abordagens pedagógicas, políticas, religiosas e morais. (A principal ideia desta filosofia é a busca do Tao (caminho superior). Através deste caminho é possível ter uma vida equilibrada e boa. Através do Tao os seres humanos podem viver, mantendo o equilíbrio entre as vontades materiais (prazeres, bens, objetos, desejos e as do céu.).
39) Faça um breve comentário sobre
a história das igrejas brasileiras: Batista; Presbiteriana; Assembleia de Deus
e IURD?
R: Batista= O termo
batista vem da palavra grega (baptistés, "batista," também descrevia
João o batista), que é relacionado ao verbo (baptízo, "batizar, lavar,
mergulho, imerge"), e o Baptista latino, e está em conexão direta à
"o batizado," João o batista.As Igrejas Batistas são uma denominação protestante de origem inglesa, que surgiu na Holanda no início do século XVII. As Igrejas batistas interpretam o batismo (imergir em água) como uma exposição bíblica e pública de sua fé. A denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI. O movimento batista surgiu na colônia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.
Presbiteriana= Uma das
primeiras igrejas presbiterianas dos Estados Unidos foi organizada em Snow
Hili, Marvland, em 1648, pelo reverendo Francis Makemie, da Irlanda. A Igreja
Presbiteriana é oriunda da Reforma Protestante do século XVI, e mantém o
caráter de Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra
grega: καθολικός (katholikos), significa "universal" ou
"geral"), como declarado no Credo dos Apóstolos. É uma denominação
cristã comprometida com valores éticos e morais.
Assembleia de Deus= A
Assembleia de Deus (também conhecida como Igreja Evangélica Assembleia de Deus,
IEAD) é uma denominação cristã evangélica, sendo a maior denominação
pentecostal no Brasil e uma das maiores no mundo, sendo considerada a sexta
maior cristã do mundo, contabilizando mais de 66 milhões de membros. As
Assembleias surgiram simultaneamente nos Estados Unidos (1914) e no Brasil
(1911) na segunda década do Século XX, se unindo por meio de uma associação na
década de 80. Como uma igreja pentecostal, as Assembleias de Deus acreditam no
batismo por meio do Espírito Santo, evidenciado por meio do falar em línguas.
IURD= A Igreja Universal
do Reino de Deus (IURD), uma igreja crista protestante de tendência neopentecostal,
fundada no Brasil, em 9 de julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo e seu cunhado
Romildo Ribeiro Soares, tornou-se o maior e principal grupo neopentecostal do
Brasil. Tem mais de cinco mil templos e 1,8 milhões de fiéis.
A IURD foi criada a partir de reuniões ao ar livre feita
pelo bispo Edir Macedo, (eram chamadas de Cruzada para o Caminho Eterno), mais
tarde, as reuniões passaram a acontecer em um antigo cinema (Bruni Méier) e
após em outro cinema (Ridan). Em 9 de julho de 1977, nasceu oficialmente à
igreja a princípio sob o nome de Igreja da Benção, três anos depois foi aberto
o primeiro templo nos EUA.
40) O que são: Santa Inquisição
e Indulgência?
R: Santa Inquisição= A
Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na
Idade Média para condenar todos àqueles que eram contra os dogmas pregados pela
Igreja Católica.
Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da
Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas
hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é
definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria,
heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o
catolicismo.
A verdade é que embora o apogeu da Inquisição tenha se dado
no século XVIII, as perseguições aos hereges pelos católicos, têm registros bem
mais antigos. No século XII os “albigenses” foram massacrados a mando do Papa
Inocêncio III que liderou uma cruzada contra aqueles que eram considerados os
“hereges do sul da França” por pregarem a volta da Igreja às suas origens e a
rejeição a opulência da Igreja da época.
Em 1252, a situação que já era ruim, piora. O Papa Inocêncio
IV publica um documento, o “Ad Exstirpanda”, onde autoriza o uso da tortura
como forma de conseguir a conversão. O documento é renovado pelos papas
seguintes reforçando o poder da Igreja e a perseguição.Indulgência= A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos. As raízes da prática das indulgências estão na Igreja primitiva, mas a prática mesma somente surgiu na França no século X e a doutrina sobre esta prática (a reflexão sobre o sentido da prática) deu-se somente a partir do século XII.
Consiste na remissão concedida pela autoridade eclesiástica
(e válida diante de Deus) da pena temporal devida ao pecado já perdoado.
Entendendo bem: quando nos arrependemos e confessamos, o Senhor Deus – através
da Igreja – nos perdoa (cancela) a culpa (e assim a pena eterna); todavia, todo
pecado acarreta uma série de efeitos negativos (para si e para outros) que
precisam ser reparados (penas temporais). Para isto existem: nesta vida – a
oração, a penitência e a esmola (Mt 6,1-18), uma conversão ardorosa, o martírio
e também as indulgências; noutra vida – o purgatório. É, pois, uma graça
divina!
Em algumas ocasiões, Igreja oferece aos seus filhos a
possibilidade de receber indulgência por seus pecados. Trata-se de uma doutrina
que causou polêmica na história (deu início à revolta luterana) e é de difícil
compreensão teológica.41) Segundo a heresia católica, quais são as principais missas que devem ser rezadas para a alma subir do purgatório para o céu?
R: São elas Missa de 7 dias, Missa de 30 dias, Missa de 6 meses, Missa de 1 ano, Missa de 7 anos.
42) quais são as diferenças básicas de usos e costumes e entendimentos doutrinários entre as igrejas: tradicionais, pentecostal e eclético?
R: Tradicionais= Os tradicionais se mantém com os hábitos e costumes da época e não cultivam determinados dons como os pentecostais, não creem no batismo com o (ou) Espírito Santo, por meio de evidência de falar línguas estranhas etc... , nem cultivam determinados dons, como o de profecias, línguas e variedades, e nem possuem costumes de expulsar demônios e orar para curas e libertação, além do que ficam em silencio na hora dos cultos.
Pentecostal: As igrejas Pentecostais, implantadas no Brasil no início do séc. XIX tem como diferença das tradicionais a crença na manifestação do Espírito Santo e na validade do Batismo, defendem o falar em línguas além de aceitar os dons em curar, expulsar demônios.
Eclético: Igreja semitradicional
ou semipentecostal não se preocupa com os usos, costumes e vestimentas, aceitam
o Espírito Santo e o Batismo, invocação dos dons do Espírito santo,
especialmente de curas, libertação, da opressão e dos vícios, mais eles buscam
pouco ou não se preocupam em buscar em proporções maiores as línguas, profecias
revelações. É uma igreja onde não se proíbe nada de usos e costumes e onde se
busca o que for mais interessante (cura interior, prosperidade, cura física).
43) O que você entende por
Neopentecostal?R: Movimento surgido na década de 70 e que dá maior ênfase aos rituais de exorcismo e cura. Segue a Teologia da Prosperidade, que defende que a felicidade e o sucesso devem ser encontrados nesta vida. Tendo os hábitos morais menos rígido do que os Pentecostais tradicionais.
TEOLOGIA PASTORAL
44) Qual a diferença entre vocação e chamado?
R: Vocação =É o gosto de uma determinada área da vida de uma pessoa que nasce com ela, o qual ama exercer, por sua vontade.
O chamado também tem haver com vocação só que desta vez à vontade e de Deus (Rm 11.29.)
Vocação pertence ao dom natural ex: a pessoa desenha muito bem.
Chamado =É algo interior q a pessoa recebe particularmente de Deus, assim irá receber algo que sobressai. Assim sendo fica Dom natural e Dom espiritual.
45) qual a diferença entre chamado universal e especifico?
R: O chamado universal =É para todos – Mc 16.15. Esta chamada é destinada a todos os salvos. Todos os salvos são feitos participantes do qual o Espírito Santo opera para abençoar o mundo (at.1:8),
Os chamados especifico= Está relacionado com os cinco ministérios de efésios – Ef 4.11.
É o chamado para um ministério específico de tempo integral em determinados lugares Deus contempla alguns com um chamado específico especial, a fim de viverem para o evangelho e do evangelho.
46) Qual a diferença dos cargos de Pastor, Evangelista e Presbítero?
R: Pastor = Tem a responsabilidade de pastorear o rebanho de Deus; alimentar as ovelhas do senhor (Jô 21:15-17) visitar, ensinar e admoestar esse rebanho.
Evangelista = O evangelista proclama as boas novas da redenção para os perdidos. O evangelista não é digno do ministério que tem se não for capaz de amar as almas uma a uma.
Presbítero= Na prática, o presbítero exerce as mesmas atividades do pastor, quando por este autorizado. Assim ele pode batizar celebrar casamentos, celebrar santa ceia ungir os enfermos, dirigir congregações, etc. O presbítero deve sempre ter em mente que ele não é o pastor, mas deve trabalhar sob sua direção e orientação e prestar-lhe conta.
ESCOLA DOMINICAL
47) Onde se iniciou a escola dominical?
R: Na cidade de Gloucester no sul da Inglaterra do séc.XVIII, no ano de 1780, fundada pelo jornalista evangélico (episcopal) Robert Raikes, de 44 anos. No Brasil , em 19 de agosto de 19855, na cidade de Petrópolis-RJ foi fundada pelo missionário escoceses Robert Kalley (1809/1888) e sua esposa Sara Kalley (1825/1907) a primeira escola Dominical em terras Brasileiras.
48) Como se administra uma escola dominical?
R: Com responsabilidade, zelo e eficiência na obra de Deus, visando o crescimento da escola dominical em todo o sentido, constituído uma boa diretoria com pessoas capacitadas para os cargos: Professores, tesoureiros, secretários, superintendente, etc. Dividirá as classes de acordo com suas idades dentro das possibilidades e situações, e o mais importante, é procurar alcançar seus objetivos.
49) Porque a escola dominical, depois da Santa Ceia, deve ser a 2ª reunião de maior frequência e empenho da igreja?
R: A escola dominical pode ser vista como uma oficina de fazer discípulos para o Senhor Jesus, tendo como alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos. Atua na formação do caráter cristão dos alunos, dando um bom conhecimento aos frequentadores gerando maturidade com responsabilidade, em que o povo de Deus aprende a Bíblia, se preparando para enfrentar os inimigos da igreja do Senhor. A escola proporciona possibilidades de a igreja cumprir a comissão dada por Jesus, pregar e ensinar, evangelizar enquanto ensina e assim, o crente fortalecido na palavra de Deus estará preparado para vencer e continuar vencedor.
50) O que você entende por pedagogia dominical?
R: E a arte e a ciência de ensinar e educar, ou seja, Conduzir, guiar e despertar a mente do aluno para que o mesmo venha ao encontro de novas experiências, no processo da aprendizagem. É privilégio de o professor conduzir o aluno ao encontro das experiências e contra os ensinamentos errados do mundo, e o professor com o dom do ensino e a pedagogia, certamente estará despertando em seus alunos o interesse pela palavra de Deus desejoso pela próxima lição.
51) Quais as classes mínimas que devem existir na escola dominical?
R: Duas classes uma de criança e outra de adultos
52) Porque se pode dizer e afirmar que uma igreja com 500 membros, onde apenas 20% ou 100 pessoas assistem a escola dominical, é que são membros reais?
R: Porque através da ministração das aulas, frequentadores assíduos aprendem a manejar a palavra da verdade, a Bíblia, a arma do verdadeiro adorador de Deus, e também sobre diversos assuntos e os quais deles a responsabilidade para com a igreja e da igreja, tornando membros reais. Tornam-se membros com melhores desempenhos espirituais em todas as áreas, não só da igreja, mas da vida também. Quando se aprende a palavra de Deus, tornam-se ótimos crentes, porque são ensinamentos infalíveis, matérias, espirituais e eternos.
53) Porque na falta de revista para escola dominical pode e deve fazer estudos bíblicos e teológicos?
R: Para que o professor tenha em mãos um material com temas e nunca se apresente diante da classe, sem saber o que vai ensinar. A revista ou estudos são guias para a preparação do professor transmitir a classe, o ensinamento de tema bíblico com proveito e sucesso, e também Para não perder a essência do aprendizado que traz o crescimento espiritual; a igreja pode e deve fazer estudos bíblicos e teológicos.
HISTÓRIA DA IGREJA- ECLESIOLOGIA
54) O que significa o termo Igreja?
R: No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.
A palavra Igreja (ekklesía, do verbo grego ek-kalein = chamar fora) significa convocação. Designa as assembleias do povo em geral de carácter religioso. É o termo frequentemente utilizado no Antigo Testamento grego para a assembleia do povo eleito diante de Deus, sobretudo para a assembleia do Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como seu povo santo.
55) Quais são as figuras na bíblias?
R: O corpo de Cristo – Cl 1.24; O templo de Deus – Ef 2.21,22; 1ª Co 3.16,7. ; A noiva de Cristo – 2ª Co 11.2; Ef 5.25-27; Ap 19.7, 21.2. ; Povo Santo - Rm1. 6,7; 1ª Co 1.2.
56) Qual o fundamento da Igreja?
R: Jesus Cristo – 1ª Co 3.11 “Porque ninguém pode pôr outro
fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. “Pois também eu
te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt16: Edificada sob o
fundamento dos apóstolos – Ef 2.20 57) cite o nome e local de dez igrejas que foram estabelecidas no primeiro século?
R: As igrejas de Deus desde o primeiro século sempre foram chamadas ou pelo nome da cidade em que ela se situava, ou pelo nome dos donos das casas onde elas se reuniam.
01 = Igreja em Jerusalém – Jerusalém/Judá - At 11.22
02 = Igreja em Antioquia – Antioquia/Síria - Atos 13: 01
03 = Igreja em Cencréia – Porto situado próximo a Corinto - Rm 16.1
04 = Igreja de Deus – Corinto/Acaia/Grécia – 1ª Co 1.2
05 = Igrejas da Galácia – Ásia Menor/Turquia – Gl 1.2
06 = Igreja de Filipos – Filipos/Macedônia/Grécia - Fp 4: 15
07 = Igreja dos Tessalonicenses – Macedônia/Grécia – 1ª Ts 1: 1
08 = Igreja em Efésios – Efésios/Ásia Menor – Ap 2.1
09 = Igreja na casa de Priscila e Áquila – Roma/Itália – Rm 16.3-5
10 = Igreja de Cristo – Cesaréia de Felipe/Judéia - Mt 16.18; Rm 16.16 11 = Igreja de Colossos – Frigia/Ásia menor (Cl 4 : 15)
58) O que significa igreja local?
R: Uma igreja local é definida como uma assembleia local daqueles que professam fé e lealdade a Cristo. Frequentemente a palavra grega ekklesia é usada em referência à igreja local (1 Tessalonicenses 1:1; 1 Coríntios 4:17; 2 Coríntios 11:8). Não há apenas uma igreja local em certa área necessariamente. Existem muitas igrejas locais em cidades grandes.
59) O que é qualidade de igreja?
R: É a Igreja que prioriza o ensino da palavra de Deus. Busca a direção do Espírito Santo, adora á Deus como verdadeiro adorador e nunca esquece que Jesus morreu na cruz para a salvação de todos. Tem uma organização com todos os departamentos e busca as almas para Cristo.
60) quais os cargos hierárquicos mais usuais na Igreja?
R: Profetas, Evangelistas, Pastores – Ef 4.11.
Presbíteros ou Bispos - At 20.28; 1ª Tm 3.1-7; 1ª Pd 5.1-5
Diáconos – At 6.1-4;
1ª Tm 3.8-13; Fl 1.1.
Diaconisas – Rm 16.1;
Fl 4.3. Auxiliares – 1ª Co 16.16.
Auxiliares- 1ª Co 16.16
Professor EBD
Líderes de Departamentos
61) Quais as formas de
disciplinas na igreja?
R: Deus, é um Deus de ordem, assim deve haver disciplina na
igreja. A disciplina é uma benção e uma necessidade da igreja, não deve ser
vista como um castigo.
Jesus ensinou como disciplinar: (Mt. 8: 15-18).
FORMATIVA – deve
voltar-se menos para a punição de um membro faltoso e mais para a reabilitação.
Três exemplos:
Exército – treinados, hierarquia rígida, obedientes com
mesma finalidade.
Escola organizada – alunos bons, professores competentes, há
proveito.
Lar organizado – bom relacionamento, tudo em ordem.
CORRECIONAL – Analisar Mateus 18:15-20.
Três degraus:
Um doméstico na fé.
Um irmão espiritual levar uma ou duas testemunhas.
Se não aceitar, levar o caso a Igreja.
CIRÚRGICA – Se depois de
todos os recursos não funcionar e este se negar à disciplina, deverá ser
cortado da comunhão. Ex: médico tenta tudo. Se não der, cirurgia.
62) Quais as formas de batismos?
R: A palavra batismo origina do grego, significa “imersão,
mergulho, submersão.” Portanto, pelo significado original da palavra só existe
uma forma de batismo: Imersão.
Imersão - Ato de imergir =
Fazer submergir; mergulhar, afundar, Rm. 6:4; Cl. 2:12
Afusão – Banho, aspersão.
Aspersão - Ato ou efeito
de aspergir; aspergimento; borrifo, respingo.
63) O que significam os emblemas
da Santa Ceia?
R: PAO: Uma recordação do
corpo de Cristo. Ele não somente nos lavou no seu sangue, levou também nossas
dores e as nossas enfermidades no seu corpo.
VINHO: Uma recordação do
sangue de Cristo. O fruto esmagado da videira, símbolo de seu sangue derramado
pelos nossos pecados.
Pão sem fermento e o Vinho puro de uva, que simbolizam o
Corpo e Sangue de Cristo.
64) Quais as funções gerais das
igrejas?
R: Prestar culto a Deus =
Adoração – adorar a Deus, o verdadeiro cristianismo carrega um profundo
sentimento de gratidão, pela a alegria da salvação. E tem o propósito de
colocar o nome de Deus acima de todos os nomes com brados de júbilos (Sl.
98:4).
Anunciar a salvação = Evangelização – A Bíblia é
um livro missiológico, vamos encontrar do início ao fim, a vontade expressa de
Deus em resgatar o homem perdido através do seu grande amor (Jo. 3:16).
Edificar os seus membros –
Edificação = Fortalecimento, aperfeiçoamento e crescimento dos salvos. Esta é
uma missão qualitativa que a Igreja tem consigo mesma.
O ensino é a salvaguarda dos que são ganhos para Cristo.
Atendendo as necessidades do membro e desta maneira, fortalecendo e edificando
a igreja.
Pregar a Salvação Evangelizar -
Mt 28.19,20. Prover meios de adoração, adorar. Prover comunhão religiosa,
edificar. Sustentar uma norma de conduta moral, responsabilidade social.
65) Como a igreja pode modernizar
se mundanizar?
R: A Igreja mudou muito nos últimos 50 anos. O grande
desafio para os líderes da igreja de hoje é a saúde da igreja. – A igreja é um
organismo vivo, e como organismo ela está sujeita a todos os intempéries e
doenças. Um dos maiores desafios é pregar a mensagem em um mundo que está em
plena mudança sem mudar a Palavra de Deus.
A igreja deve se
contextualizar com a realidade presente e atual, A Igreja da atualidade deve
aproveitando ao máximo os recurso e tecnologias sem preterir a essencialidade
da palavra de Deus. O grande desafio que
a igreja tem e de se adaptar as mudanças seculares, através de estudos e cursos
teológicos, sem permitir que a secularização ganhe terreno. Se a igreja parar no
tempo vai perder, a conexão das necessidades do povo, e com isso também perdera
sua eficiência. É preciso manter os “princípios antigos e originais” - Pv
22:28, mas também precisamos dar roupagem nova. Precisamos Ser mais modernos
Usando o que temos de melhor e mais moderno, as nossas vidas, para coloca-las a
disposição da obra de Cristo, para evangelizar mais as pessoas com amor,
coloca-las no altar de Deus, consagra-las mais ao Senhor, buscar mais a
Santidade para elas, que emana do próprio Deus. Não somos nós quem
"enchemos" as Igrejas ou convertemos as pessoas. Isso é obra do
Espírito Santo. Somos apenas canais do fluir de Deus. Quando uma igreja é cheia
da unção de Deus, quando há liberdade no Espírito, quando os sinais acompanham
aqueles que creem, então teremos um crescimento tal e estrondoso, pois o
próprio Senhor, como diz o Livro de Atos dos Apóstolos, acrescentará dia a dia
o que serão salvos – At 2.47. Modernizar sem Mundanizar é ser Culto e
Espiritual, é está Antenado.
Ficar preso aos usos e costumes, ou viver sem se preocupar
com o exterior jamais vai mudar o coração do verdadeiro adorador.
A verdadeira Igreja de Cristo permanecerá fiel e jamais será
invalidada por Ele. Sendo assim a Igreja moderna vive e vencerá, seja qual for
o obstáculo, espera a volta de Cristo santa e fiel.
66) porque e obrigatório ter na
igreja no mínimo os 4 dias/cultos que são de: 1- doutrina e oração; 2- estudos
bíblicos e teológicos; 3- libertação e auto ajuda e 4- evangelização e família?
R: São cultos de suma importância para a vida espiritual do
crente. Nestes cultos se aprende a palavra de Deus – A Bíblia – nos aproximamos
mais de Deus nas orações, encontram respostas e conforto para os problemas
cotidianos e aprendem a buscar as almas lá fora para Cristo.
Mesmo porque estando na igreja teremos mais tempo para se
defender das astutas ciladas do diabo, não se envolverá tanto com o que ele tem
oferecido ao mundo.
Para que nós membros não procurem outros lugares para ir, e não
correremos risco de se desviar da presença do Senhor.
67) O que estuda a Psicologia?
R: A psicologia do grego psique, (alma), e logos, (palavra,
razão, estudo) é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos,
pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e
correlação, na área da psicologia comparada).
É a ciência que estuda a alma, ou personalidade do
conhecimento do espirito, enfim, ciência do comportamento humano.
68) Dentro da psicologia o que
significam estruturalismo e funcionalismo?
R: O Estruturalismo está preocupado com a compreensão do
mesmo fenômeno que o funcionalismo: a consciência.
O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização
genuinamente americana de conhecimentos em psicologia.
69) O que e mente psicológica?
R: É aquela que consegue perceber as coisas no ar, que tem
um reflexo de pensamento rápido, é uma mente prudente, viva aonde consegue ler
e compreender os reflexos dos olhos e das faces das pessoas, instintivamente.
O líder tem que, pelo bom senso, captar o ambiente
diversificado da igreja, empresa, etc., e ter um reflexo de pensamento rápido,
quando estiver diante de um grupo com várias culturas e idades, Tem que ser
muito psicológico, ou seja, “vivo”, esperto e sábio, perceber as coisas no ar,
ler e compreender os reflexos dos olhos e das faces dos liderados.
70) Na psicologia como
diferenciar alma e espírito?
R: As palavras "alma" e "espírito" nas
Escrituras provêm de palavras hebraicas e gregas, línguas em que a Palavra de
Deus foi escrita.
Alma: O conjunto das funções psíquicas e dos estados de
consciência do ser humano que lhe determina o comportamento, embora não tenha
realidade física ou material.
Espírito: Domínio da
subjetividade, da consciência e do pensamento, que se opõe ao das coisas
corpóreas ou materiais. Alma e corpo, ou seja, a parte imaterial do ser humano.
71) Como que incentiva a cura
por meio psicológico?
R: Mostrando os problemas que geram a baixa-estima nas
pessoas, tocando em suas almas, nas angústias, estresses, nas depressões, no
medo, no cansaço da alma e temores da vida em geral. Orientando que para todos
esses problemas interiores há uma cura e um tratamento psicológico, para
vencermos todos esses obstáculos e um ótimo Médico Mestre e Psicólogo o Doutor
Jesus para nos libertar.
72) porque é importante um
pastor e demais obreiros fazer psicologia pastoral?
R: Porque aparece todo tipo de problemas para o pastor e os
obreiros resolverem, tanto sociocultural como afetivos. O ser humano é carente,
sempre procurando amor e afeto. O pastor, principalmente nesses últimos dias do
fim, de tribulação e de muitos problemas, tem então um campo muito grande para
atuar e arrastar inúmeros para a fé.
É necessário que os líderes estejam preparados na área de
aconselhamento, como sabemos o ser humano é uma somatória de motivos ocultos e
inconscientes. Se não houver uma preparação o pastor ou o obreiro não saberá
ajudar determinada pessoa sair de seus problemas e se tornar um feliz servo de
Deus.
Para ter conhecimento também sobre os problemas psicológicos
dos membros e como se deve trata com os mesmo, saber aconselha-los e ensina-los
a buscar a cura.
SOCIOLOGIA
73) Porque a estratificação
social é uma realidade nas igrejas?
R: Na sociologia, estratificação social é um conceito que
envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas
comuns... um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas,
social, política e ideológica". Quando as diferenças levam a um status de
poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outro isso é chamado de
estratificação social. Em se tratando da igreja infelizmente não é diferente,
pois, sempre houve e haverá separação na classe social onde famílias ricas não
gostam de estar em sociedade com as famílias pobres, sempre procuram os do
mesmo grupo social. Muitos até esforçam em fazer como Jesus fez, frequentar a
casa dos mais simples, mas é um esforço muito grande.
74) O que né ciência sociologia?
R: O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por
Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem —
como a História, a Psicologia e a Economia.
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o
comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os
indivíduos em associações, grupos e instituições.
75) O que estuda a sociologia?
R: Estuda a estrutura e a função da sociedade. Estuda a
forma em que as estruturas sociais, as instituições e os problemas sociais que
influem na sociedade. A sociologia é uma ciência que pretende entender,
interpretando-a, a ação social para, desta maneira, explica-la causalmente em
seu desenvolvimento e efeitos.
Em seu cotidiano, os sociólogos pesquisam sobre grupos
étnicos específicos, como os indígenas, por exemplo, e sobre as classes pelas
quais a sociedade é dividida, como os políticos, trabalhadores, esportistas,
entre outros. A Sociologia estuda também os gêneros, feminino, masculino,
infantil e a violência instalada nas cidades, desde a corrupção, até os crimes
mais graves, envolvendo vida e morte dos seres humanos.
FILOSOFIA
76) Qual a ideologia dos 3
maiores filósofos gregos?
R: Aristóteles (384
a.C.-322 a.C.)
Filósofo da Grécia antiga destacou-se por procurar construir
seus conceitos a partir de constatações das realidades do mundo observável,
tendo deixado também contribuições propriamente científicas. Os antigos gregos,
a partir de Aristóteles, acreditavam que todas as coisas eram compostas a
partir de quatro elementos: a Terra, o Fogo, a Água e o Ar. E haveria um quinto
elemento, do qual seriam compostas as estrelas.
Sócrates - filósofo grego
(Atenas 470 - 399 a. C.). Acredita na existência de um só Deus todo-poderoso,
dotado de sabedoria e bondade absolutas, provadas com a sublime harmonia do
universo e com a maravilhosa organização do corpo humano. Não deixou obra
escrita, mas seus ensinamentos são conhecidos por fontes indiretas,
principalmente por Platão, seu maior discípulo.
Platão - filósofo grego
(Atenas 427 a.C. - id. C. 347 a. C.). Foi discípulo de Sócrates e professor de
Aristóteles. É considerado um dos grandes pensadores da história da filosofia.
Sua obra, escrita em forma de diálogos, ainda é muito presente. Costumava
afirmar que existe na alma um ponto central, uma região onde Deus se manifesta
ao ser humano.
77) O que entende por filosofia
da religião?
R: A Filosofia da Religião é um ramo filosófico que
investiga a esfera espiritual inerente ao homem, do ponto de vista da
metafísica, da antropologia e da ética. Ela levanta questionamentos
fundamentais, tais como: o que é a religião? Deus existe? Há vida depois da
morte? Como se explica o mal?
78) Qual a diferença de
filosofia e ideologia?
R: A ideologia pode ser definida como uma forma de mascarar
ou ocultar as contradições sociais e a dominação, invertendo o modo de
processar o pensamento sobre algumas realidades.
É a busca incessante do saber, é a procura da verdade e o
ponto de partida para a compreensão reflexiva do universo.
HISTÓRIA
DE ISRAEL
79) Quais as duas capitais de
Israel?
R: Tel-Aviv: É a capital internacional, onde ficam as
embaixadas, localizada na costa do mar Mediterrâneo, tem cerca de 2.000.000 habitantes
e foi fundada em 1909.
Jerusalém: É a capital interna, onde ficam o parlamento e
sede nacional, sendo que em 24 de junho de 1980 torna-se capital de Israel.
80) O que significa livros
extraviados?
R: Livros perdidos no tempo
81) Qual a diferença entre
Judeus e Não Judeus?
R: Judeus são os obedientes e os desobedientes não são
Judeus; Rim 2:28-29, Ap 2:9. Os Israelitas são Judeus. Esdras 5:1; Jeremias
34:8-17; Zacarias 8:18-23.
Os Israelitas Desobedientes não são Judeus. Romanos 2:28-29;
Apocalipse 2:9; Apocalipse 3:9. Os Cristãos são Judeus. Romanos 2:28-29. Ou
também seja, Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que
venha a nascer em outro país.
82) O que é literatura Judaica e
quais as 5 principais?
R: Numa apreciação geral, a literatura judaica inclui tudo
que foi escrito por judeus, desde os tempos mais remotos até os mais modernos,
sem distinção de mérito, idioma ou país de origem. E assim, essa literatura
abrange a Bíblia, os Apócrifos, as letras judeo-helenas que se originaram no
Egito e em outros países de idioma grego, a sabedoria rabínica que alcançou o
mais alto grau de desenvolvimento na estrutura colossal chamada Talmud, a
literatura do período denominado hispano-judaico, incluindo obras de filosofia,
exegese e poesia, escritas em hebraico e árabe, os trabalhos literários da
época do Renascimento, mudando constantemente e transformando-se de acordo com
as circunstâncias, e finalmente a literatura moderna hebraica que, embora
oriental na sua substância, é ocidental em seus métodos e no tratamento dos
assuntos.
Os cincos principais são:
Textos da Bíblia Judaica.
Torá ou Pentateuco.
Os Profetas (Neviim).
Os Escritos (Ketuvim).
Talmude.
83) Quais as 5 principais festas
dos Judeus?
R: FESTA DA PÁSCOA -
Costume que tinham as tribos nômades de oferecer um animal macho do rebanho em
sacrifício na primavera e passar seu sangue sobre o cordame das tendas.
O objetivo era o de impedir a influência dos espíritos
malignos.
PÃES ÁZIMOS - Teve sua origem no
costume agrário de consagrar os primeiros feixes de cevada à divindade e de
comer pão sem fermento durante 7 dias até se obter fermento novo de uma nova
colheita.
OBS: A Festa da Páscoa e a Festa dos Ázimos (Ex 12:1-20; Ex
23:15), que incluíam elementos pastoris e agrícolas, se fundiram a partir da
saída do povo judeu do Egito. E se tornaram símbolos da libertação do povo
escravo no Egito (ver Êx 11-12). A celebração começava no décimo quarto dia do
primeiro mês e durava uma semana.
FESTA DAS SEMANAS OU DA COLHEITA
(Ex 23:16; Lv 23:15-21) – Conhecida posteriormente pelo nome de
Pentecostes, era celebrada 50 dias (sete semanas) após o início da Páscoa. Era
essencialmente uma celebração agrícola, na qual se ofereciam a Deus as
primícias da colheita. Particularmente, alegria e ação de graças pela colheita
do trigo. Era a ação de graças depois da dura jornada de trabalho do plantio e
colheita. Era celebrada no Templo, com diversos sacrifícios. Mais tarde passa a
ser a festa da comemoração da história de salvação de Israel.
FESTA DAS TENDAS (Ex 23:16; Lv 23:33-34) - Festa
outonal, celebrada no fim da colheita. O povo vivia durante sete dias em tendas
feitas com ramos e folhagens. Tratava-se essencialmente de uma celebração
agrícola de ação de graças (a festa da vidima), mas ela servia também para
recordar os dias de permanência sob as tendas durante a peregrinação pelo
deserto (Lv 23:43).
O SÁBADO - No sétimo dia
todos os trabalhos estavam proibidos e a oferta cotidiana dos sacrifícios era
duplicada. O Sábado recordava o término da obra da criação por parte de Deus
(Ex 20:11), a libertação do Egito (Dt 5:15) e a necessidade pura e simples que
o ser humano tem.
84) Qual a diferença entre o
calendário judaico com o romano?
R: O calendário romano representa uma interação entre um
conhecimento crescente do sistema solar e a tradição histórica e religiosa O
calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua,
composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação,
de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova.
O calendário judeu tem doze meses, como o romano. Mas há diferenças entre eles.
Os meses não se chamam Janeiro, Fevereiro, etc.. Eles têm nomes adaptados do
antigo calendário babilônico e são maiores do que os meses do calendário
romano. A Bíblia contém nome de sete meses que os judeus usam até hoje. Durante
o período de 400 anos entre o fim do Velho Testamento e o início do Novo
Testamento, alguns líderes tentaram fazer com que Israel mudasse seu
calendário, que passou a ter doze meses de trinta dias cada, o último com cinco
dias extras adicionados. Esse calendário era mais preciso, embora o antigo
ainda continue a ser aceito por eles.
Judaico = O ano judaico
continha 354 dias divididos em doze meses de 29 e 30 dias alternadamente, ele
era menor que o ano solar cerca de 11 dias e ¼. Havia o ano sagrado e o ano
civil. O sagrado iniciava-se em março ou abril conforme a lua, como lembrança
do mês que os israelitas saíram do Egito, e os profetas usavam o primeiro, e os
que tinham que tratar das coisas civis usava o último.
O ano era dividido em doze meses lunares, mas de três em
três anos tinham treze meses.
Até a volta do cativeiro, esses meses não tinham nomes
distintos, a não ser o primeiro que se chamava Abibe ou Nisa.
Romano = O calendário romano é o que
usamos. O Ano contém 365 dias divididos em doze meses de 30 e 31 dias
alternadamente, sendo que o segundo mês do ano, fevereiro tem 28 dias
normalmente e 29 dias de 4 em 4 anos, (chamado ano bissexto, este ano tem 366
dias por haver um dia extra em fevereiro).
85) Qual a diferença entre
rabino messiânico e não messiânico?
R: Rabino não Messiânico,
Aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos
líderes religiosos da comunidade para ensinar, o qual não acredita em Jesus de
Nazaré como o Messias.
Rabino Messiânico: Ensina
as tradições religiosas judaicas, porém também acredita na figura de Jesus de
Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica.
86) Qual a diferença entre
sinagoga e mesquita?
R: Sinagoga: É o local de
culto da religião judaica, sendo desprovido de imagens religiosas ou de peças
de altar e tendo como o seu objeto central a Arca da Torá. O serviço religioso
da sinagoga é feito todos os dias, sendo alguns envolvendo leituras da Torá, a
peça central da sinagoga, cujos rolos são retirados da Arca (Aaron hakodesh) e
transportados até o púlpito (Bimá).
Mesquita: É um lugar
sagrado para os muçulmanos, é onde os muçulmanos se congregam para realizar as
suas orações diárias. A palavra "Mesquita” é uma tradução do árabe;
Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.
87) O que significa cada uma das
lâmpadas do candelabro?
R: Os Candelabros também são utilizados nas Igrejas Cristas
e cada haste representa os sete espíritos de Deus: “E repousará sobre ele o
Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de
conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
Isaias 11. 2.
88) O que significa Talmude?
R: O Talmude (em hebraico: Talmud) é um registro das
discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do
judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico, perdendo em importância
apenas para a Bíblia hebraica. Dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin,
Midrashim e Comentários.
PNEUMATOLOGIA
89) O Espirito Santo foi criado
por Deus?
R: Não, o Espirito Santo e Deus sempre existiram e nunca
terá fim, Ele é a Terceira Pessoa da Trindade, do Deus Trino.
Ele sempre existiu, mesmo antes da criação da terra, antes
da criação dos homens ... O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é
Deus,...
90) Qual o papel do Espírito
Santo na terra?
R: O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades.
Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos os lugares.
Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer
“o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:7-11).
Consolador, Regenerador, Ensinador e Santificador – Jo
14.16; 16.13. Convencer o mundo do pecado, e da justiça e do juízo – Jo 18.7-11.
91) Quando que o Espírito Santo
será tirado dessa terra?
R: Quando concluir sua missão dispensacional, Ele voltará ao
céu com a obra distintiva que é “tomar deles um povo para o seu nome”, ou seja,
a igreja. - At 15.14, e então entregara a sua administração ao Filho, no dia do
arrebatamento 1ª Co 15. 50-54; 1ª Ts 4.15-17.
92) Porque o Espírito Santo e o
pai da sabedoria?
R: Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o
conhecimento e o entendimento. – Pv 2.6
Sendo o Espírito Santo o próprio Deus, devemos crer que Ele
é sábio e poderoso, pois, Deus é. (Pv 12:13).
93) Porque o Espírito Santo e
uma pessoa?
R: Porque ele tem intelecto, emoções e vontade. Estas são as
características de uma pessoa e não de uma influência ou força. Além disto, a
Bíblia diz que Ele faz coisas que uma força não faria somente uma pessoa real,
veja os ex:
Ele fala – Ap 2.7; At 13.2.
Ele testifica – Jo
15.26.
Ele guia – At 8.29; Rm 8.14.
Ele ordena - At 16.6,7.
Ele conduz Jo 16.13.
Ele nomeia At 20.28.
Não pode mentir para Ele – At 5.3,4.
Não pode insulta-lo – Hb 10.29.
Não pode blasfemar contra Ele – Mt 12.31,32.
Não pode entristecê-lo – Ef 4.30. Todas essas emoções e
atitudes são característica de uma pessoa.
94) O que é Pneumatologia?
R: Pneumatologia refere-se ao estudo referente ao Espírito
Santo, seja, o Espírito do Santo, ou Sopro do Santo.
A Pneumatologia é a doutrina teológica que trata da natureza
da ação, da obra do Espírito Santo e de Sua relação com o universo, o homem, e
particularmente, o cristão.
Pneumatologia é um termo composto derivado do grego que
significa o estudo do Espírito Santo.
- Pneuma (Pneuma) = Espírito, Vento.
- Logia (Logo) = Estudo.
95) Como que o Espírito Santo
convence do pecado, do juízo e da justiça?
R: Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque
vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste
mundo está julgado. Jo 16.9
ANGEOLOGIA
96) Qual a natureza dos anjos?
R: São
criaturas Sl 148. 2-5; Cl 1.16,17; 1ª Pd 3.22, isto é, seres criados, foram
feitos do nada pelo poder de Deus; Como criaturas não devem ser adorados Ap
19.10; 22.8,9, nem deve ser feitas intercessões a eles Cl 2.18; eles são
ordenados por Deus; São poderosos Sl 103.20; 2ª Pd 2.11; Gn 19.10-13,24,25; Lm
4.6 , São incorpóreos fisicamente Hb 1.14, Ef 6.12, São numerosos Dt 33.2; 1ª
Rs 22.19; Jó 25.3; Sl 68.17; 2ª Rs; Dn 7.10; Mt 26.53; Lc 2.13; Hb 12.22; Ap
5.11, São seres dotados de personalidade e inteligência Lc 1.19, São seres
emotivos Jó 38.7, São sábios 2ª Sm 14.20.
97) Quantos tipos de anjos existem?
R: Querubins – Gn 3:24; IIRs 19:15; Ez 10:1-20; 28:14-16. São guardiões do Trono de
Deus. Guardavam a entrada do paraíso. Sustentam o trono de Deus.
Serafins - Is 6:2,6. Lideram a adoração no
céu, isto é, “se preocupam com o culto e a santidade mais do que com a justiça
e o poder.”.
Arcanjos – ITs 4:16; Jd 9. Parecem Ter a responsabilidade
de proteger e fazer prosperar Israel.
Anjos – refere-se tanto a mensageiros humanos
quanto a sobrenaturais.
98) Existem mais anjos nos céus ou na terra?
R: Nos céus, porque na terra só estão os
que perderam a sua habitação no céu e servem ao Diabo, ou seja, uma terça parte
que se rebelaram contra Deus e foram precipitados para a terra junto com
Satanás, Jd 1.6; Ap 12.4,9.
99) Quais as funções distintas de cada classe de anjos?
R: Arcanjos = Primeiro entre os anjos. O arcanjo parece que tem a responsabilidade
específica de proteger e fazer prosperar a Israel. De anunciar o nascimento do
Salvador (Lc. 1:26-28), de derrotar satanás e seus anjos, e de tentar
assassinar o filho varão e a mulher (AP.12:8-12). De anunciar o retorno de
Cristo aos céus (1Ts 4:16-18). Miguel é o único a ser chamado de arcanjo.
Serafins = Os serafins estão em pé acima de Deus (Is. 6:2).
Lideram os céus na adoração á Deus e purificam os servos de Deus para o culto e
serviços aceitáveis, se preocupam com o culto e a santidade mais do que com a justiça
e o poder. Em humildade eles se desencumbem do seu ministério.
Querubins = São cheios de olhos e guardam a
entrada do paraíso (Gn. 3:24), observam o propiciatório e constituem a
carruagem de que Deus se serve para descer á terra (2Sm 22:11). Mais que outras
criaturas eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de
Deus, e a defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no
Templo e na descida de Deus na terra.
Anjo do Senhor: É lhe atribuído o poder de perdoar
ou reter pecados Ex 23.20-23, Is 63.9. Anjos
Eleitos: Fies a Deus 1ª
Tm 5.21.
Anjos das Nações: Cada nação tem um anjo protetor Dn
10.13-20.
as respostas aqui deixadas tem que ser revisada, de repente algumas respostas não estão de acordo com o esperado.
Amei aprendi muito
ResponderExcluir